terça-feira, 28 de julho de 2009

O QUE E HIPERTEXTO


Ensinado e Aprendendo com as TIC’s

Rosanasoares_ativ2B_uni2


O QUE É HIPERTEXTO?


De acordo com a Wikipédia hipertexto é o termo que remete a um texto em forma digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons. O filósofo e sociólogo estadunidense Ted Nelson, pioneiro da tecnologia da Informação é criador dos termos hipertexto e hipermidia.

Já no artigo Hipertexto, Leitura e Sentido da professora Dra. Vanda Maria da Silva Elias (PUCSP), afirma que o hipertexto está em construção e neste momento, o texto impresso ainda é a referência central do universo de produção textual on line. Nesse sentido,BEIGUELMAN (2003:11) afirma:


Tão estável e tão paradigmático é o livro impresso que não se conseguiu inventar um vocabulário próprio para as práticas de leitura e escrita on line(...) as telas de qualquer site dispõem páginas, critérios biblioteconômicos de organização do conteúdo regem os diretórios,(...) e a amazenagem de dados é feita de acordo com padrões arquivísticos de documentos impressos, seguindo à risca o modelo de pastas e gavetas.

Por sua vez LÉVY (1993:33) postula que o:

hipertexto pode ser definido como um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos ou parte de gráficos, sequências sonoras, documentos complexos que podem ser eles mesmos hipertextos. Os itens de informação não são ligados lineramente, como uma corda com nós, mas cada um deles ou a maioria entende suas conexões em estrel, de modo reticular.”


Embora não seja uma expert no assunto, descrevo o hipertexo como um texto em movimento que me possibilita múltiplos caminhos de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário