terça-feira, 14 de julho de 2009

MIDIAS DIGITAIS

De acordo com minha pesquisa na internet (Wikipédia), o termo Mídia Digital refere-se a mídia eletrônica que trabalha com codecs digitais. No sentido mais amplo, mídia digital pode ser definida como o conjunto de veículos e aparelhos de comunicação baseados em tecnologia digital, permitindo a distribuição ou comunicação digital das obras intelectuais escritas, sonoras ou visuais.No sentido técnico, mídia digital pode ser:computador, telefone celular, compact disc, vídeo digital, internet e World Wide Web, televisão digital, minidisc, jogo eletronico e outras mídias interativas.
Conceito
Genericamente, o termo refere-se a qualquer mídia que utiliza, como meio, um computador ou equipamento digital para criar, explorar, finalizar ou dar continuidade a um projeto que tem como suporte a internet, comunicação online ou offline, produções gráficas, videogames, conteúdos audiovisuais, etc.
Atualmente, no entanto, mídias digitais não se limita apenas à oposição das mídias analógicas, mas como uma ramificação muito mais abrangente, criativa e ilimitada do uso de mídias, já que suas possibilidades não necessariamente são formatadas. Pelo contrário, a mídia digital explora os meios corretos para comunicar a mensagem da forma mais adequada e instigante.

Diante da necessidade de capacitar pessoas na área de Mídia Digital , a Universidade Federal do Ceara (UFC) em 2010 terá como opção a Graduação em Sistemas de Mídias Digitais, pois o mercado de trabalho exige esse profissional moderno.

Percebi que as Mídias Digitais nos proporcionam dinamicidade, praticidade e uma velocidade impressionante para as milhões de pessoas conectadas diariamente nessas tecnologias, que até inicio da década de 1990, no Brasil, ainda era utilizada por uma pequena parcela de usuários. Hoje esse número provavelmente tenha triplicado, pois encontramos essas Mídias nas escolas, bancos, supermercados,lan houses, enfim fazem parte do nosso cotidiano, e o que esperamos é que cada canto do nosso país seja conectado com essas Mídias Digitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário